MINHAS PÁGINAS

  • LEITORES
  • terça-feira, 6 de maio de 2014

    Herdeiros do Novo Mundo

    José Passini


    Para comentarmos a obra “Herdeiros do Novo Mundo”, de autoria do Espírito Lucius, pela psicografia de André Luiz Ruiz, transcreveremos trechos da obra em caracteres normais, respeitando integralmente a redação original. Nossos comentários serão grafados em itálico-negrito.

    “Quando Noé aceitou construir a arca para salvar do afogamento os que nela quisessem entrar, assumiu para si próprio um imenso e extenuante trabalho. No entanto, graças ao devotado ancião, conseguiu ele próprio e sua família encontrarem a proteção e a segurança que os demais não quiseram, quando chegou o momento áspero da tormenta fatal.” (15)
    Vê-se aqui um equívoco muito grave, qual seja a aceitação literal da existência da Arca de Noé (Ge. 7 e 8), que, na sua essência, contraria os princípios da evolução e retorna a atenção do leitor a outra lenda: a de Adão e Eva, pois a vida na Terra teria recomeçado a partir de uma única família. Além do mais, é de senso comum que nem hoje, com toda a tecnologia naval, seria possível construir um navio capaz de abrigar toda a família de Noé, um casal de animais de cada espécie, e, no caso dos animais considerados limpos, seriam sete casais de cada espécie. A alimentação teria sido para sete meses, pois foi quando as águas baixaram, depois de chover durante quarenta dias e quarenta noites. Diz a Bíblia que a arca foi construída de madeira. Essa mistura de algumas verdades, ditas no livro de Lucius, com fantasias como essa é que leva muitos a se afastarem do Espiritismo.
    Além do mais, até a referência bíblica feita por Lucius é equivocada, pois não teria sido dada essa oportunidade de embarque a outras pessoas, conforme relato de Lucius.
    Moreira, pobre filho, dominado pelas sensações do sexo, não se satisfaz com a convivência íntima que a esposa lhe propicia. Com a mente impregnada de imagens erotizantes atrai para dentro de sua própria alcova a companhia de perigosas e astutas entidades, que se alimentam de suas energias sexuais exacerbadas pela fixação mental, hipnotizando-o mais e mais com quadros excitantes, para que mantenha acesa e intensa a chama do desejo, impedindo que o pobre homem se desconecte dessa faixa de idéias para se sintonizar conosco. (60)
    Pode  até ser verdade o que é relatado, mas não há nenhuma ressalva quanto ao fato de, no caso de haver dignidade por parte da esposa, ficaria assegurado que a entrada de Espíritos inferiores seria inteiramente impossível.
    Na obra “Missionários da Luz” (63 e 64) há esclarecimento lapidar a esse respeito: Um jovem que era acompanhado de dois Espíritos, companheiros da zona do meretrício, que ele frequentava, chegou à casa, mas os dois desencarnados lá não puderam penetrar, conforme relata André Luiz:
    “Curioso, observei que as entidades infelizes mostravam-se, agora, terrivelmente contrafeitas. Alguma coisa impedia-lhes acompanhar a vítima ao interior.
    – Naturalmente – acentuou meu generoso companheiro – você já sabe que a prece traça fronteiras vibratórias.
    – Aqui, prosseguiu ele – reside uma irmã que tem a felicidade de cultivar a oração fervorosa e reta.
    Valendo-se disso, as mesmas astutas entidades, agora vinculadas à família de Rafael, passaram a ampliar as carências da esposa e fustigar-lhe o desejo de aventurar-se. (89)
    O leitor que não tem formação espírita – e é esse leitor que constitui a maioria dos compradores desses romances –, não tem condições de saber que se a esposa foi envolvida é porque não cultivava a oração, não mantinha idéias superiores, etc. Fica só a impressão que ela está à mercê das forças do mal, às quais seu marido se ligara.
    As portas da Arca já estavam em adiantado estágio de fechamento, de modo que muitos estariam impedidos de nela penetrar. E diferentemente do que falavam as antigas escrituras, já não se tratava de um navio de madeira. Agora, a verdadeira Arca era o próprio Planeta e agora os que se candidatassem a nela permanecer, deveriam demonstrar disposição através da mudança de suas vibrações pela alteração dos interesses imediatos e pela renovação de condutas. (96)
    Comparação imprópria da Terra com uma Arca que, num determinado momento, fecharia suas portas, como se fosse um momento fatal. Além do mais, o livro tem muito mais de alarmante do que de ensinamentos capazes de levar o leitor a uma reflexão serena.
    – Realmente suas ponderações são justíssimas. Surpreende notar o tamanho do despreparo não somente do povo que acorre à casa de Deus, mas, muito mais grave, o dos que se candidatam a ser seus servidores qualificados, trabalhando nas dependências das instituições sob a confiança de seus dirigentes encarnados e desencarnados. Ouso afirmar que, dentre os problemas evidenciados na nossa rápida visitação, quase todos estavam vinculados a desajustes na área do sexo ou da ambição.(124)
    Aqui, o Espírito Jerônimo faz coro com outros que, através de vários médiuns, levam uma mensagem de desalento aos espíritas, notadamente a trabalhadores, além de dar o nome de casa de Deus a núcleos espíritas. Deve ser lembrado que Jesus jamais considerou um templo como casa de Deus.
    Tão logo deixaram o posto de comando, aproveitando a oportunidade para o entendimento direto, Bezerra solicitou ao auxiliar que os acompanhava que explicasse aos novatos amigos como se estruturava aquele veículo. (165)
    Tudo faz crer, nessa obra, que Bezerra de Menezes é o coordenador da retirada dos Espíritos que deverão deixar a Terra. É curioso notar que vários médiuns atualmente relatam as mais variadas funções desenvolvidas por esse nobre Espírito, desde a coordenação de trabalhos no Mundo Espiritual, a tratamentos de moléstias da alma aqui na Terra, a orientação de trabalhos mediúnicos, e agora, o coloca como comandante desse gigantesco deslocamento de Espíritos.
    O nível 27 era destinado ao acomodamento de entidades de evolução primária, extremamente vinculadas aos padrões inferiores da vida, motivo pelo qual deveriam ser mantidas em câmaras especiais, cuidadosamente construídas para que reproduzissem o habitat primitivo ao qual se acostumavam. Apesar de já possuírem a condição hominal, traziam o raciocínio pouco exercitado, e no caso daqueles que conseguiam organizar o pensamento de maneira mais completa, viam-se dominados pela força do instinto do qual não se haviam libertado adequadamente, o que os tornava criaturas muito agressivas e dominadoras, incapazes de medir o efeito de seus atos. (177)
    As revelações que têm sido feitas levam-nos a entender que serão alijados da Terra aqueles Espíritos que estão atrapalhando o progresso dos outros pelo mau uso da sua inteligência.  Por que esses Espíritos primitivos seriam encaminhados a outro planeta se não lhes foi dada a oportunidade de discernir, de aprender, de usar o seu livre-arbítrio, quando passariam a ser responsáveis pelos seus atos? Primitivismo não significa maldade...
     Vejamos o que se lê em “A Caminho da Luz”, cap. III: “As grandes comunidades espirituais, diretoras do Cosmos, deliberaram, então, localizar aquelas entidades, que se tornaram pertinazes no crime, aqui na Terra longínqua, onde aprenderiam a realizar, na dor e nos trabalhos penosos do seu ambiente, as grandes conquistas do coração e impulsionando, simultaneamente, o progresso dos seus irmãos inferiores.”
    Pelas palavras de Emmanuel, nota-se o aspecto pedagógico, pautado nos mais legítimos parâmetros da caridade, no deslocamento desses Espíritos aqui para a Terra. A descrição de Lucius assemelha-se às transferências de criminosos de um presídio para outro, conforme se faz aqui com delinquentes encarnados.
    Tratava-se do espírito de uma mulher revoltada. Atrelada aos processos de perseguição dos médiuns da instituição, buscava usar suas fragilidades sexuais para induzi-los a condutas infelizes fora dos trabalhos espíritas. Particularmente estava ligada aos médiuns Cássio e Moreira, trabalhadores imaturos das lides do Bem que, sem maiores compromissos com a própria evolução, imaginavam que a mediunidade fosse um mecanismo neutro e automático, para cujo exercício não se fazia necessária qualquer modificação moral, qualquer disciplina de pensamentos e sentimentos. (...) Cássio, que era servidor da mediunidade em dois dias da semana, se imaginava livre dos espíritos inferiores, vacinado contra suas influências. Por isso, nos outros dias da semana, frequentava todo o tipo de festas em companhia de pessoas menos dignas, imaginando que isso nada tinha a ver com seus trabalhos mediúnicos. Disso decorria que, todas as noites, entidades perniciosas o buscassem para a continuidade das festas na região inferior, aproveitando-se de suas energias.  O médium, no entanto, era outra pessoa quando chegava o dia e o horário dos trabalhos na casa espírita, onde se fazia passar por equilibrado cooperador, prestimoso e simpático.
    O mesmo se dava com Moreira que, fora da instituição, costumava ser encontrado em visitas a bordéis, na companhia de infelizes mulheres e nas mais esdrúxulas aventuras de corpo sem freios.(218 / 219)
    Que tipo de reunião mediúnica era essa, que tinha como trabalhadores médiuns desequilibrados como esses? Que tipo de preparação haviam recebido esses médiuns para agirem de forma tão contrária aos princípios comezinhos de dignidade humana? Onde os ensinamentos, os alertamentos aos médiuns, sempre tão presentes em obras não marcadas pelo sensacionalismo? Que idéia fará uma pessoa que leia isso?
    – Seu mentiroso, embusteiro, feiticeiro de quinta categoria! Maldita a hora em que aceitei seu convite para vir aqui neste “trabalho especial” que resolveria meus problemas como você me prometeu.
    Alceu não cessava de agredir Peixoto, enquanto os fortes braços dos trabalhadores o continham, tentando reconduzi-lo ao equilíbrio. (227 / 228)
    A descrição dessa reunião mediúnica foge a todos os parâmetros apresentados em “O Livro dos Médiuns” e nas obras de André Luiz. Nas páginas anteriores – que não transcrevemos para não cansar o leitor – vê-se, numa verdadeira “lavagem de roupa suja”, o Espírito revelando fatos da vida pessoal dos médiuns, o que não ocorre numa reunião equilibrada. Nas páginas seguintes, vê-se a presença de Bezerra de Menezes num verdadeiro emaranhado de ações desequilibradas de médiuns e dirigentes. Será que o Apóstolo da Caridade está tão disponível assim?
    Como a maioria dos Espíritas e dos Cristãos de todas as denominações, pensavam eles que poderiam parecer bons de dia e maus durante a noite, parecer honestos nas manifestações sociais ou coletivas, mas, na esfera pessoal, continuarem tão degenerados quanto a maioria do mundo. (256)
    A maioria dos espíritas?
    Generalização infeliz, que pode levar muitos a pensar que de nada adianta ser espírita. Aqui Lucius faz coro com o Espírito fascinador que se faz passar pelo Dr. Inácio Ferreira, que – através do médium Carlos Antônio Baccelli – promove uma campanha objetivando desmerecer os espíritas e a mediunidade, embora se comunique por um médium...
    Assim, enquanto esperavam o translado para outra morada celeste de padrão primitivo, eram transferidos provisoriamente para a estéril superfície da Lua terrestre. (298)
    Nesse capítulo, vê-se uma descrição doentia e aterrorizadora do ambiente lunar, em que os Espíritos para ali transferidos sofreriam horrível falta de água e de alimentos, o que contrasta com o que fora dito páginas atrás, no cap. 17, quando foi descrito o tal veículo similar à Arca de Noé, onde havia provisões para todos.
    Para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos benfeitores que os amparam, a questão da alimentação exige que lhes seja fornecida a ração diária compatível com seus hábitos. São elaboradas formas fluídicas similares àquelas que lhes agradavam mais ao apetite voraz e animalesco, plasmadas em elementos-força superiores à carne sanguinolenta, mas que se parecem com ela. (178)
    Por que esses Espíritos enquanto na Arca teriam um tratamento até solícito, e depois seriam deixados à sua própria sorte?
    Observemos como estão nossos irmãos de humanidade, compelidos a viver encerrados em um corpo celeste como a Lua, no aguardo do translado para a casa nova que se aproxima. (493)
    Aqui Lucius adere à tese de Ramatis, que afiançou, em 1949, que se aproximava da Terra um planeta que iria sugar os Espíritos refratários ao Bem, no final dos tempos. É de senso comum que se um planeta se aproximasse da Terra, provocaria um total desequilíbrio na Terra e no Sistema Solar.
    No livro “A Caminho da Luz” há o relato de uma transmigração aqui para a Terra, sem que tenha havido necessidade de o nosso Planeta sair para buscar os degredados de Capela. É de se perguntar como pode um planeta se deslocar do seu sistema e viajar pelo Universo a recolher Espíritos de outros planetas, como se fosse um ônibus espacial?
    Apontou Bezerra na direção de peculiar corpo celeste que, de imensas dimensões, devorava distâncias na velocidade vertiginosa dos astros massivos, em obediência à órbitas desconhecidas dos mapas solares.
    – Não é prudente que nos acerquemos muito mais porquanto já daqui de onde estamos, recebemos o impacto desagradável de suas emanações primitivas, carregadas de um magnetismo inferior. (498/499)
    Onde estariam Bezerra e Jerônimo para que ele tivesse receio de aproximar-se muito desse planeta? Um planeta que tem as dimensões imensas, conforme diz Lucius, mas que ainda não seria visível, deveria estar a uma distância maior do que aquela da Terra a alguns planetas do Sistema Solar. Como poderia Bezerra temer aproximar-se dele? Com que velocidade Bezerra e Jerônimo poderiam deslocar-se no espaço sideral?
    Trata-se de um mundo conhecido das lendas antigas como o portador da destruição, causador de traumas geológicos e mudanças bruscas na estrutura magnética e elétrica da Terra, isso sem falar no caos civilizatório que, em todas as suas aproximações, sua influência provocou. (499)
    Que quer Lucius dizer com “traumas geológicos e mudanças bruscas na estrutura magnética e elétrica da Terra”?  Poderia esse planeta, a milhões de quilômetros da Terra, provocar fenômenos físicos aqui? Se assim fosse, o que aconteceria quando ele se aproximasse para receber os Espíritos aprisionados na Lua? Quais teriam sido essas aproximações anteriores? E que dizer do descompromisso desse Espírito com a verdade, ao referir-se a “caos civilizatório”?
    Apesar disso, a sua aproximação é vista como um grande benefício para o aceleramento das mudanças. Ainda que nesta distância da órbita terrena, suas magistrais dimensões e a grandeza do seu campo magnético-psíquico já se fazem sentir ao longo de sua trajetória, chegando aos homens bem antes de que sua massa se faça visível aos olhares aterrados. Sua presença energética desperta nos que lhe são afins as emoções grotescas, as práticas mais vis pelos vícios que alimenta, das baixezas morais que estimula porque, primitivo, como disse, tal orbe emite esses sinais que se conectam com os que se lhe assemelhem em vibrações e desejos, alimentando-os com seu psiquismo, fortalecendo-o nos desejos e nas práticas inferiores. (499)
    Lucius confunde primitivismo com desregramento. Espíritos primitivos são regidos mais pelo instinto do que pelo raciocínio nascente. No instinto não há nem maldade nem responsabilidade. Sabemos que serão alijadas da Terra as inteligências que, desviadas do Bem, da Ética e do Amor, isto é dos preceitos do Evangelho. Essas não permanecerão aqui. E viria esse planeta estimular ainda mais o mal? Não parece uma nova versão da tentação da serpente? Mas, infelizmente, essas afirmativas irresponsáveis perturbam muitas pessoas que, sem conhecimento espírita e sem capacidade de discernimento, ficam apavoradas.
    Precedendo-lhe a influência magnética e gravitacional que se avoluma, observa-se, há décadas, a piora dos padrões emocionais do planeta, o avolumar-se das crises sociais, dos crimes hediondos, das leviandades nos costumes, agora acrescidos das modificações climáticas, da surpreendente e inesperada variação do magnetismo planetário com modificações da posição dos polos da Terra. (499)
    Quer o Autor dizer, então, que esses problemas éticos, morais, sociais que são enfrentados atualmente na Terra decorrem da influência desse planeta? Seria de se perguntar por que os Poderes Maiores da Vida permitiram isso? Seria para tentar a Humanidade? E as modificações climáticas, não decorrem da nossa irresponsabilidade no uso de recursos naturais? Seriam provocados por fatores externos à Terra? Como pode Lucius afirmar que há uma variação do magnetismo planetário com modificações da posição dos polos da Terra? Mais uma vez, se evidencia a tese de Ramatis, que afirmou em 1949, que o eixo da Terra começaria a se verticalizar em 1950, e que até o fim do II milênio o fenômeno estaria completo.
    A Terra, quando recebeu os exilados de Capela, não era um planeta de desregramentos, de violência, de brutalidade. Era um planeta primitivo apenas. Era uma escola mais simples, para onde os Espíritos vieram transferidos, a fim de se reeducarem. Pela descrição de Lucius, esse planeta é um verdadeiro inferno, onde impera o mal, a brutalidade, o crime em todas as suas expressões.
    Fenômenos inusitados confundem a mente dos homens de ciência, cheios de teorias e cegos para a verdade. Várias instituições científicas estão informadas da aproximação desse corpo massivo, mas, por prudência ou receio de se ridicularizarem, não se dispuseram ainda a reconhecer a emergência que se abate sobre toda a humanidade, preferindo adotar condutas contemporizadoras ou, até mesmo, procurando preparar as pessoas empregando recursos subliminares como filmes, reportagens, documentários de desastres, tratando o assunto de maneira ficcional. (499/500)
    Afirmativa sem nenhuma base lógica. Imaginemos que se algum astrônomo na Terra observasse a aproximação de um corpo celeste (ainda mais com as proporções descritas) ele iria se calar?
    Gradualmente, porém, a influência gravitacional desse corpo planetário vai apertar seus laços sobre os demais planetas do sistema solar, demarcando a sua trajetória com as naturais consequências de sua presença intrusa e gigantesca, aproximando-se do nosso Sol. (500)
    Lembrando-nos de que a Terra – 49 vezes maior do que a Lua – sofre sua influência numa leve aproximação desta, o que provoca as marés, pergunta-se o que aconteceria com a aproximação de um planeta imenso como esse “intruso”? Além do mais,  aproximando-se do nosso Sol? Afinal, aproxima-se do Sol ou da Terra? Será que esse Espírito não sabe a distância que há entre a Terra e o Sol? Será não conhece princípios comezinhos de astronomia que se encontram à disposição de nossos ginasianos?
    Este é o corpo celeste que, como um ímã poderoso, separará a limalha de ferro pelo poder que já exerce, e exercerá, ainda mais, sobre tudo o que se sintonize com a sua vibração. Homens e espíritos no mesmo padrão serão por ele reclamados como um patrimônio que lhe pertence, liberando a Terra para novas etapas de crescimento e evolução. (500)
    Se tais afirmativas fossem reais, não haveria necessidade de todo o trabalho descrito páginas atrás, no sentido de separar Espíritos e hospedá-los na Lua até o momento da transferência. Segundo se lê, a atração seria automática. Mas, não foi isso que aconteceu quando a Terra recebeu os Espíritos que vieram daquele planeta do Sistema Cabra ou Capela, conforme descrição de Emmanuel, no cap. III do livro “A Caminho da Luz”: “Foi assim que Jesus recebeu, à luz do seu reino de amor e de justiça, aquela turba de seres sofredores e infelizes.” Eles foram amorosamente recebidos pelo Mestre, e não atraídos como a limalha o é diante de um ímã poderoso.
    Talvez venha a ser confundido por muitos como um cometa, com um astro que se chocará com o nosso planeta, como um mensageiro do mal pelo medo e aflição que provocará. Outros se valerão dele para atormentar seus irmãos de humanidade, tentando arrancar-lhes os últimos bens materiais que possuam. Mal intencionados se valerão de tal presença no Céu para apregoar o fim do mundo, levando o caos aos mais ingênuos e despreparados. Marcada por eventos cataclísmicos datados de milênios, a humanidade sentirá a aproximação do novo ajuste de contas e cada qual saberá dizer se, no fundo de si mesmo, fez o que deveria ter feito para a modificação de suas vibrações. Por fim, a aproximação maior provocará as alterações geológicas, climáticas e energéticas que promoverão a depuração da humanidade pelo perecimento de muitos e pela separação das almas.
    Se o planeta, que ainda está a milhões de quilômetros de distância da Terra, está provocando os distúrbios físio-psíquicos observados agora, o que aconteceria quando penetrasse no Sistema Solar, conforme afirmado atrás?
    Batizado desde a antiguidade com diferentes nomes, tais como Nibiru, Marduk, Hercólubus, pela ciência chamado planeta X, também apelidado de Astro Higienizador, ou Chupão pelos espiritualistas de diversas vertentes, este é o Mundo Novo, mundo em formação dotado de uma humanidade primitiva que precisa de irmãos mais capacitados treinados no aprendizado terreno que ajudará, acelerando sua evolução. (501)
    Como se vê, Lucius parece mais querer atemorizar do que esclarecer.
    É profundamente lamentável que, depois de tantas obras edificantes recebidas de benfeitores espirituais, haja espaço para algo tão absurdo como o conteúdo desse livro, obra vendida em livrarias e centros espíritas, distribuída por clubes do livro, cujos responsáveis sem lhe avaliarem o conteúdo, sem um exame sério, passam-no ao público, com o nome – atualmente muito atrativo – “obra espírita”.

    José Passini

                                                                                                 jose.passini@gmail.com

    Um comentário:

    1. Ótimas ponderações. Precisamos com urgência uma revisão da litertura espírita, sob o riso de perdermos a essência doutrinária.

      ResponderExcluir