MINHAS PÁGINAS

  • LEITORES
  • quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

    Desencarnação de Altivo Ferreira

    Altivo Ferreira

    Desencarnou em Santos, no início da noite do dia 24/2, Altivo Ferreira, que foi militante no Movimento Espírita desde os anos 1930, tendo sido vice-presidente da FEB e redator de Reformador até março de 2012. O sepultamento será no Memorial de Santos às 17 horas desta 5a. feira.
    Temos a maior admiração e respeito por Altivo que foi grande amigo nosso durante décadas. Nossas homenagens e reconhecimento ao seu valoroso espírito. (Antonio Cesar Perri de Carvalho)



    Antonio Cesar Perri de Carvalho
    ex-presidente da FEB.
    ALTIVO FERREIRA  
    Por Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

    Altivo Ferreira desencarnou no dia 24 de fevereiro de 2016, com 90 anos de idade, em Santos (SP), sendo sepultado no dia seguinte na mesma cidade. 

    Altivo atuou no movimento espírita desde sua juventude, no final dos anos 1930, na região de sua terra natal Barretos (SP) e na capital paulista. Frequentou Mocidades Espíritas e participou de ações históricas como a fundação da USE-SP em 1947, participação expressiva nas Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de São Paulo (COMBESP), movimento iniciado em Barretos em 1948 e encerrado na mesma cidade em 1966. Era conferencista neste e em outros eventos jovens. Atuou na I Concentração de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (COMJEB), Marília (SP), em abril de 1965. Teve expressiva atuação e foi presidente da União Municipal Espírita de Santos (órgão da USE) e eventos da USE-SP. Como conferencista atendia a convites de vários Estados. Até poucos meses antes de sua desencarnação proferia palestras rotineiras em instituições espíritas de Santos.

    A convite do presidente da FEB Francisco Thiesen, tornou-se colaborador da mesma, como diretor e depois vice-presidente, cargo exercido nas gestões de Juvanir Borges de Souza e Nestor João Masotti. Exerceu a função de redator da revista “Reformador”. Nessa função, durante anos, viajava mensalmente de Santos para o Rio de Janeiro, para coordenar o fechamento da revista “Reformador”. Participou na organização do Congresso Espírita Internacional (1989) e do 1º Congresso Espírita Brasileiro (1999). Foi secretário geral do CFN da FEB (2001-2004) e coordenador das Comissões Regionais do CFN da FEB.

    Participou das reuniões preparatórias para a criação do Conselho Espírita Internacional, inclusive na sua fundação em 1992. Representou a FEB em várias reuniões do CEI e compareceu aos Congressos Espíritas Mundiais até o evento em Cartagena (Colômbia, 2007).

    Foi um dos representantes da FEB no 1º Encontro Mundial de Líderes Religiosos pela Paz (The Millennium World Peace Summit for Peace) promovido pela ONU, em sua sede em Nova York, no final de agosto/início de setembro de 2000.

    Mesmo já privado da visão manteve atuação, com apoio de secretárias e revisoras, como redator de “Reformador” até março de 2012, quando deixou a vice-presidência da FEB.

    Profissionalmente inicialmente era estaticista, como funcionário do IBGE, depois economista, atuando como professor universitário e secretário municipal da Fazenda em Santos; exerceu funções junto à Receita Federal e o Ministério da Fazenda em Brasília, durante as gestões dos presidentes Figueiredo e Sarney.

    Conhecemos Altivo Ferreira durante a I COMJEB, em Marília, em 1965; convidamos e hospedamos juntamente com sua esposa Dagmar em função de eventos em Araçatuba (SP) nos idos dos anos 1970; teve várias atuações durante nossa gestão como presidente da USE-SP. Ele e a esposa participaram o lançamento nacional da Campanha “Viver em Família”, realizado em São Paulo, em janeiro de 1994. O seminário deste evento gerou o livro “Laços de Família”, com capítulo de autoria do casal Altivo e Dagmar, editado pela USE-SP. A amizade com o casal e com nossa esposa registra bons momentos.

    Mesmo privado da visão, sua secretária lia e-mails e períodos para ele, e mantinha continuados contatos conosco, por telefone e e-mails, durante nosso período de presidente interino e presidente da FEB (2012/2015), comentando ações e artigos nossos. No artigo sobre a história da juventude espírita no Brasil que publicamos na RIE, em 2015, registramos que contamos com informações fornecidas por Altivo. Mesmo em janeiro de 2016 mantivemos contato com o companheiro. Somos testemunhas de como Altivo era respeitado e querido pela equipe da revista “Reformador”.

    Altivo Ferreira foi homenageado na cerimônia de instalação do 16º Congresso Espírita Estadual, promovido pela USE-SP, na cidade de Santos em abril de 2015, oportunidade em que proferimos a palestra de abertura.

    Com tristeza recebemos a informação da desencarnação do amigo, feita pelo seu filho dr. Paulo, ainda no início da noite do dia 24. Registramos nossa sincera homenagem ao nobre espírito que deixa marcantes contribuições ao Movimento Espírita!

    (*) – Ex-presidente da FEB e da USE-SP; membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional.