MINHAS PÁGINAS

  • LEITORES
  • terça-feira, 28 de junho de 2016

    A Participação da Criatura no Mecanismo da Evolução



    José Sola

    Explicitei em o texto que desenvolvi “Deus Prescinde da Intervenção da Criatura na Obra Gloriosa da Criação” a intervenção dos Avatares divinos na construção de mundos e sois informando de que Jesus é o arquiteto que colocou a Terra em órbita ao redor do Sol.

    Mas não esclareci de que todos os seres participam do desenvolvimento da vida, seja de maneira inconsciente, ou consciente, o que pode deixar entender de que essa participação só acontece da parte de espíritos privilegiados, e que essa intervenção aconteça apenas em momentos especiais da vida, entretanto nós somos um elemento da natureza como os demais, e por esta mesma razão, não nos demoramos aparteados ao mecanismo da evolução.

    Entretanto se apreciarmos a vida em sua manifestação, e esta apreciação só podemos fazê-la a partir do momento em que na maturação da substância, ou fluido universal, conforme Kardec, a centelha divina inicia no reino do minério sua caminhada em busca da individualidade, - pois não temos como penetrar os arcanos da eternidade para apreciarmos os momentos que antecedem a substância, anterior a essa sua manifestação, - nos aperceberemos que trazemos como herança divina do eterno , o atributo de co-criadores, atributo este que se matura como a inteligência, o amor, e infinitos outros que sequer concebemos.

    E quando da maturação da substância o “Ser” inicia no reino do minério sua caminhada rumo à individualidade, embora se demore ainda a dormitar, já participa do mecanismo da evolução no contexto da vida, e embora não tenhamos a percepção da atividade de todos eles, já podemos destacar alguns. 

    O ferro, o alumínio, o cobre, a barita, a prata, o ouro, o diamante, o rubi, as esmeraldas, estes elementos trabalhados pelas mãos humanas participam da evolução da vida. O ferro, o alumínio, a barita o cobre, levados a calorias intensas participam das construções que colaboram na evolução das sociedades, nas construções de casas, edifícios, pontes, e diversos outros utensílios que atendem as necessidades do homem, o alumínio, atende as construções das casas e dos edifícios no acabamento das mesmas, como vitros, portões, etc.

    O cobre, o alumínio, como excelentes condutores de corrente elétrica, são utilizados na elaboração de cabos elétricos, que permitam transportar a energia gerada nas usinas para as grandes capitais, e lembramos ainda que o ouro e a prata possuem melhores condições de condutibilidade, entretanto estes materiais são mais raros, e evidentemente mais custosos.

    O ouro, a prata, o diamante, as esmeraldas, retirados do solo são lapidados, e passam a participar da vida dos seres humanos em diferenciados momentos de ser, a estes o homem atribui um apreço maior, são estes um meio de permuta entre os homens, pois a moeda pode ser de papel ou outro produto qualquer, entretanto os governos não emitem a moeda que circula nas nações, sem que haja o valor equivalente em ouro.

    Os diamantes, rubis, a prata, as esmeraldas, são pedras preciosas participam da comercialização dos valores humanos, e meu amigo Euripedes aventou uma hipótese questionando a possibilidade de serem estes minérios, elementos deste reino já na fase de maturação extrema, vivendo a condição que lhe permitirá realizar a mutação do reino mineral para o vegetal. Não temos como apresentar uma afirmativa neste sentido, pois embora a lógica e a razão favoreçam a mesma, esta possibilidade merece um estudo mais acurado, mas que tem um senso lógico e racional é certo que tem.

    Algum confrade poderá me questionar afirmando, mas o que apreciamos no discorrer de suas argumentações é de que o homem é quem esteve trabalhando os minérios tornando-os utilitários, ou atribuindo-lhes valores, e não discordamos, pois o homem havendo se maturado mais, conquistou condições requeridas para colaborar na ascensão de elementos ainda embrionários, mas não podemos nos esquecer de que a colaboração da parte dos mais maturados, a favor dos menos, é um desígnio do Criador, pois espíritos de uma evolução maior colaboram conosco em nossa ascensão na eternidade.

    Mas o que não devemos olvidar, é que nós homens podemos destaca-los, atribuindo-lhe funções adequadas ao momento evolutivo em que se demorem, mas o trabalho moroso e lento que estes realizaram através dos milênios, este é um trabalho intrínseco que esses elementos realizam, é um processo que nós já vivemos, mas que nos é impossível interferir modificando lhe o curso, podemos interagir, e interagimos atentos às causas que os antecedem, pois estas causas não são outra coisa que não, a Lei Divina se manifestando pulverizada atuando nos infinitos fenômenos, que se manifestam de Deus na vida. 

    No reino vegetal, o principio inteligente também participa com o Criador, pois as plantas como o sabemos já desenvolveram órgãos sexuais que lhes permite reproduzir a espécie, através da permuta sexual, vejamos alguns exemplos. 

    O sexo nas plantas acontece de forma organizada, em que plantas masculinas e femininas, desenvolvem órgãos apropriados para a fecundação e a reprodução. Havendo uma imensa variedade de espécimes, há também várias formas de fecundação e reprodução das mesmas. Demorar-nos-emos, entretanto a descrever o processo de reprodução dos musgos e hepáticas, no intento de ilustrar a temática que estamos desenvolvendo, descrever todas se torna cansativo e anti-producente, existe uma vasta literatura de botânica que desenvolve esta matéria com propriedade.

    Em determinado momento a planta masculina, forma em seu ápice, estruturas globosas denominadas anterídios, no interior destes anterídios se formam os gametas, que são dotados de dois flagelos e são chamados de anterozoides.

    A planta feminina por sua vez, também forma seu ápice, o arquegônio, no interior deste arquegônio está o gameta feminino, a oosfera.

    Por ocasião de uma chuva ou garoa, os anterídios liberam os anterozoides até as proximidades dos arquegônios, os anterozoides que são flagelados (dotados de movimento), nadam até o arquegônio e atingem a oosfera, ocorrendo à fecundação.

    Estas plantas que produzem gametas são chamadas de gametófitos, e, a célula resultante da fecundação é o zigoto, que é chamado de diploide (2n), este zigoto encontra-se no gametófito feminino e desenvolve-se formando uma plantinha diminuta, que é dependente do gametófito.

    Esta plantinha se chama esporófito e é diploide (2n) este esporófito alonga-se e forma, na extremidade, uma cápsula, e, é no interior dessa cápsula que ocorre a meiose e as células resultantes da meiose são os esporos (n), estes esporos liberados, são carregados pelo vento, caem sobre um substrato adequado, onde germinam, formando o protonema, que originará novos gametófitos (n), fechando-se o ciclo.

    Este processo de fecundação e reprodução se faz, da parte dos musgos e hepáticas, sexuadas e assexuadas, chamados de hermafroditas. 

    Mas não é só na reprodução da espécie que a planta participa do mecanismo da evolução, a mesma nos oferece também a essência medicamentosa para a elaboração de remédios, nos oferece ainda uma variedade infinita de vitaminas quando ingerimos suas folhas e seus frutos, e através da fotossíntese, colabora com a purificação do ar que respiramos, absolvendo o gás carbônico que exalamos, oferecendo-nos o oxigênio de que necessitamos para bem viver; enfim as florestas são reservatórios maravilhosos de oxigênio, que associadas ao oceano, propiciam a manutenção de vida do planeta.

    Mais, pois as mesmas oferecem beleza e perfume ao homem, enfeitam e perfumam os lares, os templos, nos intensificam a vivenciação de amor, pois quando apaixonados, ofertamos um buque de rosas a mulher amada, e esta se sente sensibilizada, correspondendo-nos a esta manifestação de amor.

    Entretanto as mesmas não se ausentam ao ultimo adeus ao corpo que nos foi propiciado por Deus, para que continuássemos nosso aprendizado ascensional na eternidade, parecem desejar amainar esse momento que é ainda para nós um momento lúgubre, e triste. 

    Acredito que esta breve síntese seja o suficiente para corroborar de que as plantas se utilizam da inteligência, do amor, e do sexo para cooperar com o mecanismo da evolução, participando com Deus na evolução do “Ser”, pois as mesmas desenvolvem uma manifestação ativa.

    Provavelmente alguém me dirá, mas esta inteligência, esta vontade, que as plantas manifestam, não está contida na mesma, esta conduta inteligente em que a mesma se demora, é apenas intuitiva, é Deus que com sua inteligência suprema as impulsiona na evolução. 

    Não temos como negar, é lógico que sim, mas para nós que já compreendemos a evolução anímica, está evidente que as plantas já trazem o principio inteligente a sonhar, aguardando ser impulsionado pelo mecanismo da evolução, para agitar-se no animal, e despertar no homem; mas será que o espirito de uma evolução que nos escape a percepção, na maturação de seus atributos prescinda da inteligência cósmica do universo? Estará este dissociado da mesma?

    E apreciando os primórdios da vida, nos apercebemos de que vírus, bactérias, amebas, e outros, se reproduzem de maneira assexuada, sequenciados pelos batráquios, peixes e moluscos, estes últimos já se utilizam do sexo; não estarão esses elementos fazendo uso do principio inteligente que herdaram de Deus?

    Lógico de que a causa dessas inteligências ainda rudimentares, é Deus, pois Ele é a fonte da vida, e todo principio inteligente, desde os mais elementares como o estou apresentando, as mais sublimes inteligências que podemos conceber no universo, se sustentam nessa fonte inesgotável de inteligência e de amor, pois existimos em Deus, e em Deus nos movemos.

    É logico que embora hajamos maturado nossas potenciações e hajamos conquistado momentos sublimes na evolução, nos demoraremos sempre sustentados pela fonte infinita de amor do universo, pois Ele é a fonte infinita da vida, e independente da evolução que hajamos conquistado na eternidade vamos imprescindir Dele.

    E mais nós já apreendemos na apreciação em que temos nos demorado, no estudo realizado sobre a evolução anímica, de que os atributos de inteligência, de amor, de sexo, e infinitos outros que nos escapa a percepção, já estão contidos na centelha divina em absoluto, de que são esses atributos maturados que nos apresentarão o arcanjo do amanhã. 

    E os animais continuam cooperando com o mecanismo da evolução, fazendo a sua parte de cocriadores, pois através da genética eles participam com a manutenção da espécie, e mais, eles têm modificado em muitas oportunidades a condição ambiente da natureza, para não nos prolongarmos muito lembro o castor.

    E o homem (espirito) desde seus primórdios, enquanto não havia ainda acordado uma inteligência mais plena, uma lógica e uma racionalidade mais ampla, já participava com Deus no mecanismo da evolução através da genética, embora na maioria das vezes esta cooperação fosse inconsciente, pois o homem não pratica o sexo na intenção de procriar, mas pelo prazer que este lhe oferece.

    Mas no reino humanoide, o homem (espirito) passa a ter uma cooperação mais ampla no mecanismo da evolução, pois este aplica sua inteligência e constrói habitats mais sofisticados, passa a elaborar a roupa que veste, constrói utensílios domésticos que lhe facilitem a vida, e sem que imaginemos estamos participando da evolução.

    E estando contido na natureza, enquanto que o mesmo participa com a evolução, atuando-nos mais variados setores da vida, ele amplia a sua própria, e havendo se maturado o suficiente na ampliação da inteligência, tanto quanto na conquista da lógica e da razão, o mesmo descobre a necessidade de perquirir no porque dos fenômenos que o cerca, desenvolvendo através da ciência, leis, normas, formulas, premissas, teoremas, e outros, que lhes propicie conhecer a causa que defina o amago dos fenômenos que os cerca. 

    E embora alguns cientistas não acreditem sequer na existência de Deus, cooperam com este na obra gloriosa da Criação, pois quer queiram ou não, estão evoluindo e cooperando com a evolução da vida no universo, pois descobrindo as leis inteligentes que são a causa dos mais variados fenômenos que nos cerca, descobrem uma inteligência, e porque não dizer uma lógica e uma racionalidade que independe da inteligência humana, então não tenhamos pressa, porque os mais enrijecidos ateístas corroboram a existência de uma inteligência superior a todas as inteligências humanas. 

    O mecanismo da evolução é implacável, não lega nenhum elemento da vida ao esquecimento, ou a estagnação, todos os componentes do universo, sejam estes espirituais, energéticos, psíquicos, ou materiais, são trabalhados por essa engrenagem portentosa, que nos matura através dos milênios sem conta, conduzindo-nos para a razão de existirmos, que é a nossa evolução na eternidade. 

    Quando os homens atingiram a idade da razão, ampliaram mais os potenciais da lógica e da racionalidade que trazem no inconsciente puro como um eterno vir a ser, desenvolvendo dessa forma uma lei sintonica equivalente com as leis que regem as causas dos fenômenos que se manifestam de Deus no universo, e enquanto perquirem esses princípios inteligentes que antecede a qualquer fenômeno físico, ampliam os seus potenciais de inteligência, lógica, e racionalidade, cabendo a este impulsionar aos infinitos elementos que constituem a vida do universo, pois o mecanismo da evolução é absoluto; e como nos disse Jesus, nós somos deuses.

    O que explicito aqui nos leva a concluir de que os nossos cientistas, mesmo o ateístas, cooperam com a evolução da vida, participam na Gloria da Criação, pois se os seres inferiores da natureza vivem esta participação, na manifestação rudimentar de inteligência em que se demoram, o cientista a quem a luz da lógica e da razão já se ampliou, interage de maneira mais precisa, então não mais ignorando a sua intervenção, embora se demore ainda iludido ignorando que a vida inteligente é um fato, e que ele é parte dessa vida, que sua inteligência tem como fonte, a fonte única, a inteligência suprema que é Deus. 

    Mas não precisamos ter pressa, pois pelo já apresentado nos apercebemos de que ninguém, nada, foge a lei de evolução, que embora lenta quase imperceptível a nossa apreciação, esta arrola todos os elementos que constituem a vida do universo, e nós somos apenas um desses elementos, pois nos demoramos no relativo, no absoluto da vida só Deus.

    E estudando a doutrina espirita já compreendemos de que não existe a morte, nada morre tudo se modifica e se transforma mesmo os corpos materiais que imaginávamos haverem se extinguido, quando de sua decomposição, oferecem os elementos químicos ou físicos ao laboratório infinito da natureza e da vida e esses elementos vão formar outros corpos, e isto a física já o corrobora.

    E verificamos ainda através da vidência, e das materializações, de que depois da morte, o espirito continua preexistindo, conservando as mesmas características físicas, e que embora despido do corpo de matéria continua revestido de um corpo energético (períspirito), não se transforma conforme o entender de alguns confrades em uma centelha informe.

    E para corroborar que o espirito conserva a forma física e as características na vida espiritual, estarei apresentando algumas palavras inseridas no livro “Os Missionários da Luz”, vejamos.

    “- Nosso irmão reencarnante apresentar-se-á, mais tarde, entre os homens, tal qual vivia entre nós”? Já que as suas instruções se baseiam na forma perispiritual preexistente, terá ele a mesma altura, bem como as mesmas expressões que o caracterizavam em nossa esfera?

    Alexandre respondeu sem titubear:

    “Raciocine devagar, André! Falamos da forma preexistente, nela significando o modelo de configuração típica ou mais propriamente, o uniforme humano. Os contornos e as minudencias anatômicas vão desenvolver-se de acordo com os princípios de equilíbrio e com a lei de herietariedade”. (Paginas 225 e 226)

    E André Luiz corrobora uma vez mais que o espirito mantém a forma na espiritualidade, pois questiona Alexandre se Segismundo terá a mesma altura, bem como as mesmas expressões que o caracterizavam na esfera espiritual. 

    E mais nos apresenta mais uma revelação maravilhosa, ainda em o livro “Missionários da Luz” no Capitulo Reencarnação na pagina 214, vejamos: “ Sem que me possa fazer compreendido, de pronto, pelo leitor comum, devo dizer que” alguma coisa da forma de Segismundo estava sendo eliminada”.

    Quase que imperceptivelmente, à medida que se intensificavam as operações magnéticas, tornava-se ele mais pálido. Seu olhar parecia penetrar outros domínios. Tornava-se vago, menos lucido”. 

    Quando André Luiz nos informa que alguma coisa da forma de Segismundo estava sendo eliminada, através das aplicações magnéticas por que passa nosso amigo no processo de miniaturização, em que o períspirito perde “elementos” e se torna do tamanho de uma criança, o que está acontecendo realmente é que o períspirito esta sendo liberado das energias mais densas, que absorve no mundo em que se demora, tanto quanto e também das partículas de matéria que revestem o espirito e o períspirito no mundo ou colônia espiritual em que este se demore.

    Raciocinemos Segismundo era um espirito já liberto das influencias mais densas da matéria, influencias estas que provocam no espírito, as dores que viveu antes do desencarne, e como o espirito e o períspirito se demoram em simbiose, pois o períspirito envolve o espirito enquanto que este está encarnado, mas quando o espirito desencarna o períspirito o acompanha na espiritualidade, como acabamos de relatar no caso de Segismundo, somos levados a concluir de que os “elementos” de que o períspirito de Segismundo se desvencilhou, não eram energias densas e negativas do espirito e do períspirito.

    Pode parecer estranho afirmar que o períspirito se envolva de vibrações negativas, e logicamente das influencias da matéria, entretanto é André Luiz quem nos apresenta esta realidade em seu livro “Libertação” quando o períspirito sobrecarregado de energias negativas em excesso devido a pertinência no mal se transforma em um ovoide.

    Então somos levados a deduzir de que os elementos de que Segismundo se despiu através do processo de miniaturização, eram energias perispirituais, mas não negativas, e também da matéria em outra dimensão, matéria esta que acompanha o espirito em sua evolução na eternidade, pois não se revestisse o espirito de matéria em outra dimensão e não aconteceria a possibilidade de se comunicarem nas colônias espirituais, ou em outros mundos mais evoluídos, pois o espirito mesmo revestido do períspirito vive - conforme estudo já apresentado - a possibilidade de um espirito atravessar outro espirito, - são as partículas infinitesimais da matéria que lhes oferece consistência, que lhes permite viver uma vida em que lhes seja possível manterem um contato físico.

    Para corroborar a possibilidade de um espirito atravessar outro espirito, lembro um relato do espirito do irmão Jacob em o livro “Voltei”, através da psicografia de Francisco Candido Xavier, em que uma senhora encarnada, carregando alguns pacotes, sem sequer ter a noção da presença do Bezerra de Menezes, do irmão Jacob, e do Andrade, atropela nossos amigos espirituais, indiferente mesmo de haver se chocado com alguém, e esta revelação não foi jamais extrapolada pelos confrades espiritas, infelizmente. Não estarei a transcrevê-lo, pois é longo, e já o apresentei em outros temas, o que o tornaria redundante.

    Entretanto quero aqui lembrar que em “Nosso Lar” temos espíritos de uma evolução mediana, outros ainda infelizes, ignorantes mesmo do recanto a que foram recolhidos, mas também temos espíritos de uma evolução divina, como é o caso da Ministra Veneranda, o Governador, Alexandre, Clarêncio, e vários outros, e todos eles convivem nessa colônia espiritual, não existisse na mesma partículas de matéria em outra dimensão, que lhes possibilita-se revestir o períspirito dessa mesma matéria e não existiria condições desses espíritos equalizarem seus corpos espirituais, para conviverem uma vida em comum.

    Podemos apresentar como analogia à vida na Terra, - porém com a diferença de que em “Nosso Lar” a matéria que reveste o psiquismo dessa colônia, é mais rarefeita, - entretanto espíritos evoluídos reencarnam na Terra, se revestem de corpos que lhes atenda as necessidades de trabalho e realização, permitindo-lhes corpos matérias idênticos no que concerne a consistência física desses corpos. 

    Os missionários divinos não reencarnam em corpos de matéria mais rarefeitos, embora ao formarem seus corpos, o façam sempre conforme a necessidade da missão a que ajam reencarnado, se isto fosse possivel, e se o fizessem, seriam agenêres, tornar-se-ia impossível a convivência física com os mesmos.

    E não apenas “Nosso Lar”, temos “Alvora Nova” e muitas outras colônias, algumas delas que exercem mesmo a função de laboratórios, - estarei a explicitar melhor está questão um pouco adiante neste texto - tanto quanto e também, mundos que nos escapam a percepção em seu desenvolvimento evolutivo, pois a evolução vai ao infinito na eternidade, e esta realidade nos leva a concluir de que existem mundos de uma evolução que não nos é possivel conceber.

    Alguns confrades negam a evolução da matéria ao infinito, e nos dizem de que Kardec não nos apresentou nada neste sentido: será? 

    Kardec na questão 22 do “Livro dos Espíritos” ao questionar o Espirito da Verdade recebe Deste a seguinte resposta, vejamos. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria, para vós, porém, não o seria. Nesta afirmativa Kardec de alguma forma se antecipava a ciência quando na atualidade nos revela a matéria em outra dimensão, ao mensurar o elétron, o próton, o neutrino, etc.

    E é a física quem nos informa de que os átomos são divisíveis ao infinito, isto quer dizer de que as partículas de matéria se dividem ao infinito, para formar corpos de matéria em outras dimensões, corpos estes que atendam ao espirito em sua evolução na eternidade, - ver o textos, A Maturação do Átomo, e As Infinitas Propriedades do Átomo - mas é evidente de que a física, não nos esclarece qual seja a aplicação dessas partículas infinitesimais, pois ainda não aceita o mecanismo da evolução a impulsionar os elementos constitutivos do universo, ignoram mesmo a existência de uma inteligência Suprema na regência da vida. 

    E esta lógica reforça a premissa de que o períspirito acompanha o espirito em sua evolução na eternidade, pois a matéria para aderir ao espirito necessitara do períspirito. Algum confrade me dirá de que não existe mais esta necessidade, pois a matéria neste momento evolutivo se demora em uma dimensão sutil, o necessário para aderir ao espirito. Entretanto não podemos nos esquecer de que o espirito também evolui, pois é este o eu diretor que conduz todos os elementos que coexistem em simbiose na formação do Ser e, portanto vai se tornando sempre mais rarefeito, mais diáfano.

    E mesmo porque, o corpo energético (períspirito), é o elemento plasmático que possibilita à aderência da matéria a centelha divina desde o reino do minério, pois sem esse corpo energético, as células de matéria não teriam como se agrupar, e iniciar o desenvolvimento das múltiplas formas que compõe o reino mineral, para sequenciar a evolução, desenvolvendo e aprimorando as formas no reino vegetal, e no animal, para despontar no reino humanoide como obra prima do Criador.

    Verificamos no discorrer deste tema, que a participação da criatura na obra do Criador, é um dos atributos que herdamos do Mesmo, e que esta participação já acontece desde os reinos inferiores da natureza, quando nos estágios embrionários de maneira inconsciente, tornando-se consciente no homem, com o despertar da razão, e principalmente na espiritualidade quando o espirito está liberto da matéria, lógico desde que este haja conquistado maturidade suficiente para participar de forma ativa no mecanismo da evolução.

    E não podemos nos olvidar da participação das entidades infelizes que se demoram nas trevas, pois estas participam também com o mecanismo da evolução, embora ainda envoltas em trevas, vivendo momentos de revoltas, se utilizam da matéria em outra dimensão, elaborando castelos sombrios, e outros aparatos que os favoreçam no momento evolutivo em que se demoram. 

    Algum confrade poderá me questionar, mas em que estas entidades trevosas e infelizes estão cooperando com o mecanismo da evolução?

    No momento infeliz em que estes espíritos se demoram, torna-se necessário aos mesmos elaborarem regiões, habitats, e aparatos necessários que permitam exteriorizar as vibrações negativas que desenvolvem vibrações estas que se demoram em desarmonia com as vibrações harmônicas de Deus no universo, e estarão a modificar lhes os sentimentos, através da dor e das dificuldades. 

    Mas não estão apenas se trabalhando, trabalham o psiquismo, a energia e também a matéria, e não devemos nos esquecer ainda de que as trevas ou inferno, é o céu das almas sombrias e revoltadas, pois nestas regiões elas extravasam seu sentimentos infelizes.

    E alguns espiritas acreditam mesmo, de que no processo maturativo, quando da transposição de um reino para outro, ou seja, do mineral para o vegetal, do vegetal para o animal, e do animal para o humanoide, o “Ser” ou principio inteligente seja conduzido para um mundo superior de outra dimensão, e isto não é possivel de acontecer.

    Não é possivel a nenhum elemento que constitui a vida do universo, estar adentrando em uma dimensão superior, sem haver processado sua evolução, ou seja, sem haver maturado os potenciais que traz na alma, como um eterno vir a ser, pois diferente do que nos apresenta a ficção cientifica, não penetramos em outra dimensão vibracional, através de canais, tuneis, ou buracos no espaço tempo, esta ascensão só é possivel através da evolução do ser. 

    E a lógica nos diz de que qualquer elemento que houver se maturado o bastante para viver essa mutação, não terá como volver mais ao estagio inferior, pois isto seria regredir, e a vida a manifestar-se de Deus no Universo não retrocede esta eternamente em constante evolução, expandindo-se ao infinito. 

    Então acreditarmos que a transposição de um reino para outro aconteça em mundos de uma evolução maior, não atende a realidade da evolução, e como retro informado, lembro de que na própria Terra, temos colônias como “Nosso Lar”, “Alvorada Nova”, e muitas outras, e muitas delas funcionam como laboratórios em que espíritos de uma hierarquia elevada, colaboram com o mecanismo da evolução, facilitando o processo desta transposição. 

    Contudo lembramos de que, como cocriadores não podemos adicionar nada ao universo, e tampouco subtrair só podemos nos utilizar da matéria prima, e em muitas oportunidades está já se demora num processo avançado de maturação, já foi trabalhada por outros Avatares, aguardando apenas ser impulsionada em sua maturação, nesse momento evolutivo em que se demora. 

    Para construir a Terra, Jesus não tinha como partir dos efeitos em busca das causas, como fazemos nós na ciência, analisando os fenômenos existentes, pois o fenômeno Terra, ainda não existia era necessário que o Mestre dos Mestres, guardasse em sua mente divina, conhecimentos detalhados deste fenômeno, que é a Terra. 

    É evidente de que o Mestre Jesus não criou as Leis que regem o mecanismo evolutivo da Terra, pois a Lei Divina é única, é o pensamento de Deus a manifestar-se na vida do universo em infinitas modalidades de ser, regendo os fenômenos, não podemos nos esquecer de que a Lei é Deus e nós somos um dos fenômenos da vida, subordinados a esta Lei Magnânima, nos demoramos regidos pela Mesma. 

    Então verificamos de que não temos como alterar o principio de lei que determina a evolução, está é manifestação de Deus, e não podemos nos olvidar de que estamos submetidos a essa Lei, temos que nos adaptar a mesma, conhecer lhe os princípios, atuando no momento que nos esta sendo proporcionado participar, sem contudo nos esquecermos de que mais adiante na evolução que se manifesta na eternidade, outros Avatares estarão assimilando essa mesma Lei, favorecendo o mecanismo da evolução em sua função na eternidade.

    Como pudemos apreciar, estamos submetidos a Lei Divina, fazemos parte da vida que nos rodeia no universo, nos demoramos no relativo, somos um ponto observando outros pontos do mesmo, no absoluto está Deus, pois Ele é a Vida do universo, a causa, o principio, a razão de ser de todos os elementos constitutivos do mesmo.

    Mas eu entendo de que se nós participamos da evolução, é pelo fato de sermos uma centelha divina do Criador, então herdamos os infinitos atributos do Mesmo, pois nós apenas participamos intensificando o mecanismo da evolução, não acrescentamos nada a este mecanismo, e tampouco a substância de que derivam todos os elementos constitutivos do universo, inclusive nós mesmos. 

    E pretendendo corroborar o que informo, apresento uma analogia entre o processo reencarnatório, e a evolução de todo e qualquer elemento da vida, em que de forma generalizada, os espíritos reencarnam através da reencarnação compulsória, entretanto quando um espirito se torna merecedor, como o caso de Segismundo, recebe a intervenção direta da parte de instrutores maiores como Alexandre e outros.

    Vejamos, no processo de reencarnação de Segismundo, não houve mudanças no que concerne o mecanismo da genética, Alexandre apenas participou estudando e selecionando os cromossomos que oferecessem condições apropriadas para atender o momento evolutivo do mesmo, e tampouco criou novos cromossomos, pois esta possibilidade está fora de alcance, a qualquer espirito, por mais evoluído seja.

    E estás leis que antecedem aos infinitos fenômenos que se manifestam de Deus na vida, tampouco são suscetíveis de alteração, nos compete assimila-las, nos adequarmos as mesmas, e cocriando participamos da vida; pois nós somos deuses, disse nos Jesus. 



    Sola