Ao
lermos um livro novo sempre surgem questionamentos, para os quais buscamos
respostas, que deverão ser claras para nós, antes de as “passarmos para
frente”, principalmente se estamos na condição de expositor, evangelizador ou
de escritor. Atualmente, nota-se uma onda avassaladora de novas obras, algumas
até atraentes pelas novidades, mas que postulam leitura atenta e análise
criteriosa, a fim de que os malefícios de um deslumbramento inoperante não nos
atinjam.
O
livro em pauta, de autoria atribuída ao Dr. Inácio Ferreira, psicografia de
Carlos A. Baccelli, mostra um Espírito muito diferente do Dr. Inácio Ferreira
retratado por Manoel Philomeno de Miranda, na obra “Tormentos da Obsessão”,
psicografada por Divaldo Pereira Franco. Nesta obra, fica-se sabendo que o
ilustre clínico é responsável por um pavilhão da grande instituição hospitalar
fundada por Eurípedes Barsanulfo, onde são tratados, amorosa e respeitosamente,
médiuns que falharam no desempenho de suas missões. Causa estranheza, na obra ora sob análise, o
ilustre clínico apresentar-se como personagem controversa, que se ufana de sua
rudeza, cuja tônica, nesta e em outras obras, é atacar os espíritas e, mais
particularmente, os médiuns, usando uma linguagem, no mínimo, vulgar.
Reparto com meus irmãos as minhas dúvidas, sem
levá-las á imprensa, por julgar não ser, pelo menos por enquanto, produtiva tal
atitude. Os trechos em negrito
foram transcritos ipsis verbis da
obra citada; os números entre parênteses se referem, às páginas:
Os
ataques aos espíritas são freqüentes:
–
O espírita tem a mania de se julgar sempre com a verdade. (16)
Em conversa com Maria Modesto Cravo – com
quem trabalhara em reuniões mediúnicas quando encarnados – e com outro
Espírito, fica sabendo que eles visitam regularmente o Sanatório que ele
dirigira até a desencarnação:
– Sim, de quando em quando, aparecemos por lá, não com a freqüência com
que nos reclamam a presença, mas aparecemos...
–
Até você já apareceu, Inácio, depois de morto...
–
Como?! Eu não tenho nenhuma lembrança... Estou-me sentindo até impossibilitado
de caminhar por aqui...
– Pois é, com menos de um mês de desencarnado, ao que bem estamos
sabendo, você já estava dando comunicação... (...)
– Todavia, como é possível um espírito dar comunicação sem o saber? Questionei estupefato. (...)
–
Os amigos reunidos evocaram a sua presença...
–
E eu compareci sem o saber?
–
Não, com você não foi assim. A mente do médium rastreou o seu
psiquismo...
– Às vezes, quando o espírito não vai ao médium, o médium pode ir ao espírito, Doutor
– sintetizou Manoel Roberto.
–
De certo modo, embora tivesse deixado o corpo, o seu psiquismo pairava
no ambiente do Sanatório...
– E o médium conseguiu expressar
com clareza o meu pensamento?
– Em linhas gerais, sim. Digamos
que, no específico, não.
– O que foi que eu falei?
– Fez algumas recomendações
evangélicas, agradeceu... (32 / 34)
Onde, afinal de contas, se
encontrava o Espírito Inácio Ferreira naqueles trinta dias? Como seria possível
estar alojado no Plano Espiritual que o acolheu, e dar comunicações sem o
saber? Seria compreensível que o médium, desdobrado, pudesse tê-lo entrevistado
no Mundo Espiritual, o que é muito diferente de o seu psiquismo que pairava no
Sanatório dar uma comunicação... O Autor faz confusão entre psicometria
e psicofonia / psicografia. Através destas, o Espírito pode transmitir uma
mensagem atual; através daquela, só é possível a captação de cenas já vividas
no passado.
Vê-se claramente: ou o total
desconhecimento do assunto ou o desejo de confundir, de desacreditar a
mediunidade. Afinal o que quer dizer: o seu psiquismo pairava no Sanatório? Nota-se um perigoso
incentivo para o surgimento de médiuns “rastreadores”, cujas mensagens seriam o
fruto de captações de remanescentes fluídicos em determinados ambientes. Isso
mais parece ficção, uma espécie de captação de imagens e sons através dos
tempos. Não será estranho se aparecerem “médiuns” captando o psiquismo de
Kardec, vez que na obra não foi definido um tempo de permanência desse
“psiquismo pairante”...
Ao ser convidado a participar de
uma reunião mediúnica no Sanatório de Uberaba, onde, quando encarnado, fora
diretor, responde:
– Para quê? Só se for para xingá-los... (Por favor sr.
Médium e sr. Revisor, não me queiram tolher
a liberdade de dizer o que penso, da maneira que penso.) Aliás, para que saibam
que sou eu, basta mesmo que eu abra a boca ou... que acenda um cigarro. Vou
dizer a vocês o que penso: Os meus gatos, que ainda sobrevivem no Sanatório,
apesar da vontade de alguns de expurgá-los, serão melhores intérpretes meus do
que os médiuns que andam por lá... (...) Os médiuns não querem estudar, não
querem disciplina... Ficam parados ao redor da mesa feito uns robôs; nem pensar
eles pensam; esvaziam a mente de idéias, esperando que os espíritos façam
tudo... Isto não é mediunidade, se o pobre do morto pudesse fazer tudo sozinho,
os médiuns seriam meras figuras decorativas. E, depois, mentem: dizem que são inconscientes,
que não se lembram de nada. (158 / 159)
Continuando seus ataques aos
médiuns do grupo que dirigiu, no Sanatório:
– O médium me acolhe, me
agasalha, abre a boca e só deixa passar o que não conflita com os seus
pensamentos. Sendo assim, o que vou fazer lá? Passar raiva? Passar raiva, eu
passava na condição de doutrinador, de dirigente dos trabalhos mediúnicos do
Sanatório, que fui por mais de cinqüenta anos... (159 / 160)
Se o grupo mediúnico era tão
ruim, como pôde tolerá-lo durante cinqüenta anos? Note-se que ele ainda não
retornara àquele grupo depois de desencarnado, logo essas impressões ele já as
tinha antes de desencarnar:
– Nós, os consideramos
mortos, em matéria de mediunidade temos que nos contentar com percentagem: 30%
nossos, 70% do médium... Quando, pelo menos, são 50% para cada lado, vá lá...
Raro o médium que nos permite o empate. Isso sem falarmos nos médiuns que vivem
colocando palavras inteiramente suas em nossos lábios: é um tal de termos dito,
sem termos dito nada... (...) Os médiuns
hoje querem improvisar... Quanta mistificação!... (160)
Mas a crítica aos médiuns não se
restringe apenas àquele grupo. É generalizada:
– O cenário vocês já
conhecem, de uma reunião mediúnica: médiuns chegando em cima da hora, com justificativas
vazias: “estava com visita em casa”, “choveu na hora de sair”, “desarranjo
intestinal”, “o telefone tocou”...
– Apenas dois espíritos, dos
muitos que estam no recinto, lograram dar o ar da graça naquela noite, através
da medianeira anônima: um que havia cometido o suicídio, e eu, que, se pudesse,
estrangularia alguém. (161)
Mais adiante,
lembrando-se de que seu livro estava sendo escrito através de um médium, tenta
isolá-lo do ataque generalizado que vinha fazendo:
– A rigor, não
posso me queixar. (...) Escrevendo agora sob a ação desta crise de seriedade
que não sei de onde me veio, digo-lhes que quase todos os comunicados
mediúnicos atribuídos a mim são autênticos. (166)
Em meio aos comentários sobre
mediunidade e médiuns, são inseridas essas declarações do Irmão José, a quem
chama Benfeitor, transcritas sem qualquer comentário, logo
inteiramente endossadas pelo Autor Espiritual:
(...) Não devemos culpar a
Igreja pelos rumos que imprimiu ao Cristianismo; sitiada espiritualmente, não
raro se viu na contingência de ter que ceder a pressões para sobreviver. Não
condenamos a instituição que, durante séculos, foi a guardiã dos princípios que
nos são caros. Os homens é que, dominados por interesses estranhos, a desfiguraram.
(179)
Ao dizer que a Igreja não pode ser responsabilizada
“pelos rumos que imprimiu ao Cristianismo”, o autor da declaração quer imputar
a responsabilidade aos “homens que, dominados por interesses estranhos, a
desfiguraram”. Quem são esses homens, se não membros da própria Igreja? Ou será
que o autor está querendo definir a Igreja como entidade “fundada por Jesus” e
independente dos homens? É fato notório que as pequenas comunidades cristãs dos
primeiros tempos foram rudemente perseguidas. Mas, ainda no decorrer dos primeiros
séculos, homens ávidos de poder, arrogando-se a condição de depositários
absolutos da Mensagem Cristã, constituíram a Igreja. A partir daí, essa
entidade, através dos homens que a compunham, passou a desfigurar a Mensagem
Cristã, não tendo nunca cedido a pressão de qualquer natureza. Pelo contrário,
ela é que pressionou, aterrorizou, perseguiu, encarcerou, torturou e executou
muitos daqueles que se opunham à sua sede insaciável de domínio.
Outra afirmativa que causa espécie: “a instituição que, durante séculos,
foi a guardiã dos princípios que nos são caros”. Que guardiã foi essa que, de posse das Escrituras, fez-lhes modificações e adaptações,
de acordo com seus interesses? Foi a Igreja que criou o profissionalismo
religioso entre os cristãos, a Santíssima Trindade, as indulgências, os
rituais, as liturgias, os decretos de beatificação e santificação, os sacramentos,
os ofícios religiosos pagos, a confissão auricular, os ídolos, o Purgatório, o
Inferno de penas eternas e, acima de tudo, a Inquisição.
Como é que
se publica uma defesa dessas numa obra que pretende ser espírita, se a Igreja,
sem necessidade nenhuma de “sobreviver”, já toda consolidada e poderosa,
perseguiu duramente o Judaísmo, o Protestantismo e o Espiritismo o quanto pôde?
Depois de defender a Igreja, o Irmão José, a título de defender o
Espiritismo, centraliza, também ele, seu ataque contra a quase totalidade dos médiuns:
– (...) Se não vigiarmos o
suficiente, a Doutrina Espírita, que se propõe reviver o Evangelho, se desviará
de suas finalidades; infelizmente, os prenúncios já aí estão... Pretensão à infalibilidade,
elitismo, personalismo; isso tudo, sem mencionarmos o que se vem fazendo
através da mediunidade – o canal que, na maioria dos medianeiros, é ocupado por
entidades contrárias ao movimento de libertação de consciências que o
Espiritismo propõe. Imperceptivelmente, os médiuns vêm sendo hipnotizados por
espíritos que os dominam e que lhes inoculam n´alma o virus da ambição
desmedida. Difícil nos depararmos com quem não esteja a serviço de si mesmo na
Causa que abraçamos!... (180)
Depois desse infeliz comentário,
relembra ao Dr. Inácio a reencarnação de Torquemada, relatada no livro anterior
“Sob as Cinzas do Tempo”, onde é revelado que esse Espírito, habitando um corpo
disforme, foi resgatado pelos antigos perseguidores, depois de ter sido, no
próprio berço, seu corpo engolido por uma sucuri, conduzida por esses
inimigos...
– Foi uma pena!... Tanto esforço do mundo espiritual para nada. Ele já estava
no corpo, no entanto foi descoberto pelos antigos comparsas... Não podemos mais
saber o paradeiro do seu espírito.. (181)
Aqui
cabe uma pergunta: como é que um Espírito que recebeu uma nova oportunidade de
redenção, através de uma encarnação, pode, ainda na infância, no próprio berço,
portanto sem ter praticado nenhum ato que comprometesse a oportunidade
recebida, ser novamente arrebatado pelos antigos algozes? No livro
“Libertação”, André Luiz, ao manifestar sua estranheza por não ver crianças
naquela comunidade situada nas trevas, recebe a seguinte elucidação do
Benfeitor Gúbio: Se a compaixão humana separa as crianças dos criminosos
definidos, que dizer do carinho com que a compaixão celestial vela pelos
infantes? Libertação, cap.
IV)
O Irmão
José continua explicando que Torquemada, depois de seqüestrado pelas trevas,
retomou a condição de adulto e foi amarrado a um poste de flagelação, ficando a
queimar como se estivesse numa fornalha ardente...
–
Mas o Inferno existe? – perguntei intrigado.
–
Sim, só que não é criação de Deus – respondeu o Irmão José, deixando-me aparvalhado.
–
O Inferno, em essência, está na consciência culpada, todavia, por vezes, ele também
se exterioriza...
–
Localiza-se em alguma parte?...
– Como
não?
– E
Satanás – inquiri – existirá também? (181 / 182)
Será que
o espírita, Dr. Inácio Ferreira, esqueceu-se da Doutrina só porque desencarnou,
e agora faz essas perguntas infantis? Entretanto, seu tom não é tão infantil
quando se refere aos espíritas:
–
Digo-lhe, sem receio de estar errando: a esmagadora maioria dos espíritas são entidades
que delinquiram. Agora, na condição
de espírito livre, eu posso enxergá-los melhor por baixo da batina, ops!, por debaixo das vestes... Vejo antigos bispos e cardeais ocupando
posições de destaque no Espiritismo, perdidos à procura de uma hierarquia que,
graças a Deus, não mais existe. Quando
ainda têm oportunidade de liderar, demonstram um ranço religioso que trazem
consigo desde muitas eras e mentem, continuando a agir hipocritamente. (199)
É
verdadeiramente absurda essa acusação contra a esmagadora maioria dos
espíritas! Se os espíritas quando têm oportunidade de liderar
demonstram um ranço religioso que trazem consigo desde muitas eras e mentem,
continuando agir hipocritamente, como é que o Espiritismo tem
progredido tanto? Não dá para ver que essas palavras são oriundas de um
Espírito inimigo do Espiritismo, que só se refere a espíritas, a médiuns e ao
próprio Espiritismo para denegrir, menosprezar?
Ao preparar uma caravana para o
resgate de Torquemada, algo digno de integrar bom filme de ficção, relata instruções
recebidas de outro Espírito:
– Vocês necessitarão de muita
cautela. É possível que os líderes dos “dragões”, a esta altura, já saibam;
eles têm como rastrear os nossos
pensamentos... Possuem sensitivos a seus serviços – entidades que são
verdadeiras antenas psíquicas; muitos
deles têm a capacidade de deixar o pesado corpo espiritual e vir a nós, em
estranho processo de espionagem.
–
Mas isto é possível? Pode o inferior subir ao superior? – Quem lhe disse,
Inácio, que somos superiores? A questão não é de moralidade, mas de intelectualidade.
Se, segundo as Escrituras Sagradas, o Demônio teve acesso a Jesus para
– Quem lhe disse,
Inácio, que somos superiores? A questão não é de moralidade, mas de
intelectualidade. Se, segundo as Escrituras Sagradas, o Demônio teve acesso a
Jesus para tentá-lo... (204 / 205)
Agora são as Trevas que rastreiam a Luz! Deixando
de lado a questão do Demônio, o argumento é, também, absurdo, pois parece que o
Espírito admite o episódio da tentação como verdade. Além do mais, fica
parecendo que o Demônio teria mais intelectualidade do que Jesus!!!
No
deslocamento da caravana que visava à libertação de Torquemada, O Dr. Inácio dialoga
com um espírito, um duende, como é
chamado na obra, que diz chamar-se Labelius.
– Quantos
vocês são, por aqui?
– Somos mais ou menos cinquenta!...
Não nos proliferamos tanto.
– Mas...
nascem crianças entre vocês?...
– Não
somos diferentes das flores e dos pássaros...Por que não nos reproduziríamos,
se uma simples semente se reproduz? Vejo que continuam não sabendo tanto da
vida... (241 /
242)
Segundo
se entende, trata-se de Espíritos que não atingiram, ainda, a humanização. É
digno de nota o raciocínio claro e lógico do tal Labelius... E o fato de proliferarem,
nascerem crianças no Mundo Espiritual?!!!
–
Você já se reencarnou alguma vez?
– Na espécie humana, uma única vez –
respondeu.
– Somos
como vocês, os humanos; uns mais, outros menos dotados de inteligência; estamos
mais próximos do mundo natural do que do mundo racional... Somos
um povo, uma raça com características definidas.
– Mas, se você reencarnou como homem e voltou a ser
duende, houve um retrocesso...
– Jesus
Cristo teria se degradado por ter vivido na Terra, descendo das Esferas Luminescentes
que habita? – argumentou com lógica e surpreendentes noções. (244 / 245)
Um
Espírito, depois de encarnar como ser humano, voltaria à condição de humanóide?
Pela leitura do texto, verifica-se que esse humanóide tem capacidade para
avaliar os homens, entre os quais diz ter estado encarnado, tendo sido
compelido a voltar àquela condição sub-humana. Como conciliar isso com item 612
de “O Livro dos Espíritos”?
No seu
raciocínio, esse humanóide faz uma comparação equivocada com a encarnação de
Jesus, que veio à Terra no cumprimento de uma missão. Labelius simplesmente
teria retornado à condição anterior. O Autor não percebeu a incoerência, o
aspecto anti-doutrinário do assunto, pois ao relatá-lo, sem ressalvas,
demonstra concordar plenamente com o que foi dito. Tal posicionamento se
contrapõe frontalmente à Doutrina Espírita. Além do mais, tendo-se em vista a natureza eminentemente educadora do
Espiritismo, entende-se que, numa obra espírita, quando há o relato de uma
atitude equivocada, aterrorizante ou menos edificante, deve haver um comentário
que mostre claramente o seu aspecto negativo, a fim de que a gravidade das
cenas ou dos acontecimentos não seja minimizada, deixando passar ao leitor
menos esclarecido a idéia de que se trata de algo mais ou menos natural.
Há muitos outros pontos
anti-doutrinários na obra, mas seria por demais longa a tarefa de examiná-los
todos. Seria o caso de se escrever um outro livro.
José Passini
Juiz de Fora MG